Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O que muda na legítima defesa com a Lei Anticrime?

há 3 anos

O artigo 25 do Código penal continha a seguinte redação: entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Com a Lei 13.964/2019, foi adicionado o parágrafo único com o seguinte texto: Observados os requisitos previstos no caput deste artigo, considera-se também em legítima defesa o agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém durante a prática de crimes.

Na verdade, foi adicionada a legítima defesa policial, como se fosse uma legítima defesa específica, porém a doutrina entende, a exemplo de Gustavo Junqueira (2020) que tal capitulação não era necessária, vez que de acordo com os requisitos do caput, qualquer pessoa já poderia em uma situação envolvendo reféns, repelir a agressão injusta atual ou iminente, inclusive o agente de segurança pública. Note-se também que o texto mencionou a expressão “risco de agressão” aparentemente alargando os limites da legítima defesa, porém, em situação com vítima mantida refém, já haveria a situação de agressão.

Frise-se o fato de que sempre haverá a verificação do excesso punível, seja culposo ou doloso, além do que tal norma é uma novatio legis in mellius, por tanto, deve retroagir, em que pese não ter havido mudança substancial.

  • Publicações4
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações195
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-muda-na-legitima-defesa-com-a-lei-anticrime/1121717760

Informações relacionadas

Alm Li Diane, Perito Criminal
Notíciashá 8 anos

Qual é a diferença de Legítima Defesa e Excesso de Defesa

Maisa Medeiros Jacob, Advogado
Artigoshá 10 meses

Legítima Defesa

Walid Mouhanna, Advogado
Notíciashá 2 anos

Prescrição Penal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Qual a diferença entre legítima defesa putativa, legítima defesa subjetiva e legítima defesa sucessiva?

Juliana Ferreira Cristo, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Peça Resposta à Acusação Legítima Defesa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)